“Não vão conseguir”, afirma Onofre Franco sobre inelegibilidade

Os vereadores da situação em Joca Marques, maioria na Câmara, reprovaram as contas de 2016 do ex-prefeito Onofre Franco, por 07 a 02 votos a favor, a decisão que o torna inelegível foi publicada no diário oficial na quinta-feira (19/09). Onofre nega as acusações e diz que vai recorrer e provar que a postura dos vereadores da situação é com intuito de tirá-lo da concorrência às eleições em 2020 contra o atual prefeito Betão Marques.  

Dentre as irregularidades apontadas contra o ex-prefeito está a compra de mais de 350 mil sem licitação do Posto Nossa Senhora de Fátima, em Joca Marques; compra de 18 caixas d’água e 13 bombas submersas que não foram instaladas no município e impropriedade do alto valor pago com encargos financeiros, decorrente do pagamentos com atraso das faturas de energia (ELETROBRAS), gerando  juros e multas, no montante de mais de 80 mil em prejuízo para a municipalidade.

A reprovação das contas na câmara de vereadores supostamente torna o ex – prefeito ficha suja e inelegível por oito anos. O Superior Tribunal Eleitoral, no entanto, em decisão tomada em 2017, entende que o parecer do Tribunal de Contas, recomendando que as contas de um candidato sejam aprovadas, não pode ser ignorado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com Onofre Franco, suas contas teriam sido aprovadas anteriormente pelo Tribunal de Contas, e que a postura dos vereadores da situação é politiqueira. “Essa decisão que foi pulicada foi a votação que a Câmara fez, ela reprovou o que o Tribunal aprovou e pela decisão dela eu me torno inelegível, mas a gente vai recorrer na Justiça e a gente vai ver se mantem essa inelegibilidade ou não”, diz Onofre.

Antes aliado da família Marques, Onofre Franca já declarou ser pré-candidato à prefeitura de Joca Marques. Na sua primeira candidatura à prefeito em 2012, no qual saiu vitorioso, Onofre teve o total apoio do grupo político de Janainna Marques. Onofre agora deve enfrentar o atual gestor, Betão (PTB) irmão da deputada Janainna, que vai concorrer a sua reeleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.