Take a fresh look at your lifestyle.

Idoso de Luzilândia morre após contrair coronavírus; 875 casos confirmados

O Piauí registrou, nesta segunda-feira (4), sua 29ª morte de paciente infectado pelo novo coronavírus. Um homem de 68 anos, de Luzilândia, Norte do estado, faleceu no hospital Getúlio Vargas, em Teresina (PI). Ele era diabético, uma das comorbidades que podem agravar a saúde do paciente com a covid-19. A morte foi anunciada pelo Luzilândia.net, com exclusividade, ainda no domingo, dia 3, quando uma fonte nos avisou dessa primeira morte, que só agora o governo divulgou, no entanto, o Luzilândia.net já soube que outra morte ocorreu em Parnaíba e que o número de infectados na cidade não bateria com o oficial. Se continuar nesse rítimo, a taxa de mortalidade da cidade estaria em 50% e acende o alerta à população, uma vez que a cidade já foi, nos anos 1990, epicentro do Cólera, com dezenas e dezenas de mortos.

Agora são 29 óbitos de pacientes de Teresina (14), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Júlio Borges, Itaueira, Luzilândia, Pedro II, Picos, São Francisco do Piauí e São José do Divino (1).

Novo recorde em 24 horas
A morte de Luzilândia foi confirmada no dia no qual o Piauí bateu novo recorde de casos confirmados: 91 em apenas 24 horas.

São 875 no total – 275 desses somente nos quatro primeiros dias de maio, segundo números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Dos novos testes positivos, 55 foram em Teresina, que chegou a marca de 540 casos confirmados.

Casos no interior
Parnaíba (41), Picos (29) e São Raimundo Nonato (29), Miguel Alves (24), União (21) e Esperantina (20) são os municípios com mais casos depois da capital.

Uruçuí, que tinha apenas um caso até o início do mês, recebeu mais 7 testes positivos somente nesta segunda-feira – 8 no total, mas a Sesapi ainda contabiliza 7 casos. A prefeitura publicou um novo decreto determinando o uso de máscara no município.

Em Bom Jesus, o número de casos confirmados subiu de 3 para 6 – a Sesapi ainda contabiliza 4. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura do município.

Oeiras agora tem 7 casos confirmados – resultado que ainda não consta no boletim da Sesapi. Um paciente internado no hospital Deolindo Couto testou positivo. A unidade de saúde tem mais dois pacientes de outros municípios na enfermaria.

Também foram confirmados os primeiros casos em Batalha (3), Beneditinos (1), Cocal (1) e Marcos Parente (1) – o número de municípios com pacientes agora é 76.

Dos outros municípios que já estavam no mapa da Covid-19, foram registrados 4 casos em Campo Maior (14) e mais um em Altos (8), Pio IX (3), Canto do Buriti (2), Elesbão Veloso (2), Júlio Borges (2), São João do Piauí (2) e Vila Nova (2).

Também foi alterado o número de casos em Alvorada do Gurgueia (1) e Palmeirais (1) – ambos tinham 2 testes apontados como positivo.

Situação hospitalar
Mais 15 pacientes foram internados com suspeita de Covid-19 e apenas 2 tiveram alta nas últimas 24 horas.

São 211 leitos ocupados, sendo 137 leitos clínicos, 4 de estabilização e 70 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). É a maior ocupação de UTIs desde o início das internações no Piauí por conta da Covid-19 – 37,6% da capacidade disponível.

Fonte: Fábio Lima
[email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.