Alerta Luzilândia: Barragem abre comportas e Rio Parnaíba pode passar dos 3m

O aumento na vazão dos rios Parnaíba já é perceptível em Luzilândia. A chegada do período chuvoso já fez com que a Barragem de Boa Esperança chegasse a 59,92%. Parte do volume será liberado e deverá chegar a Luzilândia nesta próxima semana, fazendo com que o volume do Rio Parnaíba possa ultrapassar os 3 metros.

De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) responsável pelo monitoramento dos rios no Piauí, o volume atual do rio Parnaíba pode aumentar por conta da vazão liberada na barragem em Guadalupe.

“Desde ontem (5), o Parnaíba já subiu 60 cm e deve subir mais até a madrugada deste sábado, ultrapassando os 3 metros”, informou o engenheiro hidrólogo, Roberto Fernandes.

Volume deve aumentar

Para o mês de março é esperado um aumento na frequência das chuvas o que deve acarretar em elevação da vazão dos rios em Teresina.

A previsão é que novas movimentações de chuva cheguem ao Piauí até o mês de abril.

“Essa é uma tendência da Bacia do Poti nesse momento. Os volumes chuvosos sobre a bacia do Poti vão incrementar a vazão do rio. Temos duas bacias vulneráveis, a Bacia do Poti e a bacia do Longá, com forte impacto sobre a cidade de Luzilândia”, informou o climatologista Werton Costa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.